A importância do isolamento térmico nos edifícios

A introdução de sistemas de isolamento térmico nas intervenções de reabilitação de edifícios é importante porque:

  • Estabilizam a temperatura dos elementos da construção, reduzindo significativamente a possibilidade de formação de condensação de vapor de água nas superfícies interiores, impedindo assim o surgimento e proliferação de microrganismos nocivos à saúde, que são vulgarmente denominados de fungos ou de bolor.
  • Proporcionam uma melhoria do conforto térmico e a otimização dos recursos energéticos.

Os materiais isolantes, ou tipo de sistema a aplicar, variam consoante o nível de isolamento térmico pretendido, o tipo de utilização do edifício e o campo de aplicação.

O núcleo de isolamento térmico pode ser integrado num sistema de acabamento, como é o caso dos painéis “sandwich” para coberturas, ou introduzido em sistemas compostos, tanto pelo interior, por exemplo em tetos ou paredes falsas, como pelo exterior, em fachadas, com sistemas ETICS (External Thermal Insulation Composite Systems) ou sistemas de isolamento térmico exterior.

Os materiais são diversos, da tradicional cortiça, passando pelos poliestirenos (XPS ou EPS) e o polisocianurato (PIR), à lã de rocha, esta última com excelentes propriedades também de isolamento acústico.

Para mais informações ou pedido de orçamento gratuito,
não hesite em entrar em contacto connosco


PEDIR ORÇAMENTO